Como surgiu a Black Friday?
Com origem no mercado norte-americano, o Black Friday pode ser considerada uma ação promocional de vendas anual, que ocorre na 4° sexta feira do mês de novembro, no qual as lojas oferecem promoções durante 24 horas.
Devido ao grande sucesso e impacto de vendas, a Black Friday foi rapidamente adotada por diversos outros países. No Brasil, a Black Friday já gerou muita controvérsia. Há quem diga que ela não passe de uma farsa, deixando os preços pela metade do dobro, mas outros já falaram que realmente conseguiram descontos incríveis.
Black Friday no Brasil
O evento no Brasil ainda é meio recente. Em 2010 ocorreu a primeira edição no varejo brasileiro apenas para lojas online. A Black Friday já chega ao nosso país com um conceito formado como uma ferramenta de vendas, por um lado o consumidor pode economizar dinheiro e por outro os varejistas vislumbram a oportunidade de alavancar seu volume de vendas. Não demorou muito para esse evento tomar grandes proporções no país, mas com isso também surgiram alguns problemas.
De 2011 em diante, grandes sites brasileiros começaram a aderir a Black Friday e aumentar o volume de vendas, as empresas tiveram uma demanda tão alta de compras que demoraram vários dias para atender pedidos que ficaram represados. Outro fato negativo foi o alto índice de reclamações nas redes sociais, foram publicadas várias queixas acerca das falsas promessas de descontos. Tudo isso por uma falta de organização dentro do processo comercial.
A importância de um sistema de gestão na Black Friday
No universo comercial, um sistema de gestão pode ajudar os lojistas a obter várias informações e dados sobre seu negócio, isso pode ser muito importante na tomada de decisão do seu negócio.
Com a Black Friday chegando, um sistema de gestão pode ser o principal aliado de uma empresa, nesse período cresce a necessidade de um eficiente controle de promoção, estoque e financeiro. Sem o controle adequado, a melhor oportunidade do ano de alavancar suas vendas pode ser desperdiçada.
Controle de promoção
Fazer esse controle é essencial e determinante nessa data, pois da mesma maneira que o consumidor pode aproveitar os benefícios da promoção, o lojista deve obter seu lucro. Um dos grandes segredos para ter sucesso na Black Friday é, dar o desconto sem aumentar o preço original do produto, a honestidade com o consumidor final é determinante no processo de compra. Para isso, deve ser feito um bom planejamento de cálculo, afim de satisfazer ambas as partes.
Controle de estoque
Um bom controle no seu estoque facilita muito seu trabalho, programar a quantidade ideal de produtos a serem adquiridos e vendidos faz toda a diferença no processo comercial. Dessa forma o controle de saídas e entradas é quase que vital no funcionamento da empresa. eficiente
Financeiro
A parte financeira é responsável por gerir os recursos de uma empresa. Seu papel é garantir uma boa gestão do patrimônio, com o intuito de minimizar os gastos e maximizar os lucros. Trabalho que parece complexo, mas que fica fácil com um bom sistema de gestão.
Conclusão
A Black Friday é uma data importante para os lojistas, nesse dia eles têm a oportunidade de impulsionar o seu negócio e elevar absurdamente o seu número de vendas. Portanto, uma boa gestão pode fazer total diferença nos resultados da empresa, fazendo com que sua empresa seja elevada a outro patamar.