Vendas: como programar suas vendas para o natal
Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país, pequenos e grandes lojistas já começam a se preparar para as vendas deste período, visto que é uma das maiores oportunidades para o comércio varejista em todo o ano.
Apesar de uma grande queda nas vendas devido a pandemia e a situação de pré-recessão econômica no país, este fim de ano há de vir como uma das maiores oportunidades para a retomada das vendas e fechar o ano com uma boa perspectiva para 2022.
Recentemente, vivenciamos a Black Friday, um dos eventos mais esperados do ano ao consumidor, onde essa é uma ação mais focada no escoamento e vasão de estoque com promoções e preços extremamente baixos. Neste ano, o volume de vendas não foi como o esperado, portanto, há a possibilidade de que o período de vendas do Natal e ano novo sejam melhores, visto que é uma data que promove reuniões familiares e a tradicional troca de presentes. Dentro deste cenário, é fundamental recuperar perdas que ocorreram durante o ano ou otimizar possíveis lucros.
Existe uma tendência em os lojistas focarem mais no Natal, pois é perceptível que nessa época vitrines já estão sendo decoradas com a temática natalina com o intuito de provocar o ótimo clima que este período proporciona e atrair seus clientes em busca de uma melhor experiência e uma possibilidade de alavancar seu faturamento. Esse investimento em decoração deve ter um bom planejamento financeiro, pois para criar esse clima natalino não é nada barato, e consequentemente o volume de vendas há de ser maior para suprir estes investimentos.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que com a chegada da pandemia, famílias inteiras foram expostas a uma vulnerabilidade econômica, o que faz com que a ida de pessoas a lojas, shoppings e aos comércios não seja mais uma das atividades prioritárias. Dessa forma, é necessário que o processo de compra do cliente seja extremamente satisfatório.
Como fazer este controle no final de ano?
Para fazer esse controle, você deve levar em conta os seus anos anteriores, dessa forma, fazer um bom levantamento ajudará muito na programação do funcionamento do seu estabelecimento. A utilização de relatórios para fazer esse balanço é essencial, pois somente dessa forma você conseguirá ter dados precisos e eficazes sobre suas vendas passadas.
Outro cuidado imprescindível nesse final de ano é ter um bom controle de estoque, pois através de levantamentos dos anos anteriores você irá conseguir controlar minuciosamente todas as entradas e saídas da sua loja, fazendo assim, com que saiba seu lucro real. Além disso, ele lhe ajudará com que você tenha um armazenamento adequado dos produtos necessários, dessa maneira você não terá prejuízos com a sobra ou a falta de produtos.
Uma das estratégias de vendas essenciais para este fim de ano são as promoções, visto que é algo extremamente atrativo para um consumidor a procura de um bom negócio. Mas da mesma forma que o consumidor deve ter um bom preço de compra, o lojista deve ter seu lucro. Por isso, fazer o cálculo adequado é de suma importância nesta equação.
Junto ao controle de promoções, há também a necessidade de se controlar as comissões para cada funcionário referente ao montante de vendas deste período de maior volume. Tendo um bom controle destas comissões é possível satisfazer os clientes fornecendo promoções reais, mas também incentivar a equipe de vendas com comissões especiais e ainda ter um controle efetivo sobre estes pagamentos, poupando tempo e recursos.
Conclusão
Portanto, podemos concluir que este final de ano é uma grande oportunidade tanto para os lojistas, quanto para os consumidores. Uma estratégia bem alinhada pode alavancar muito o montante de vendas do seu comércio, fazendo com que o lojista feche o ano com uma boa margem de lucro. Um ótimo aliado para controlar todos os setores de sua empresa é um bom sistema de gestão, que ajuda você a controlar estoque, promoções, comissões, relatórios e muitas outras funções.
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