Sistema de gestão e tomada de decisão: como conciliar os dados com o planejamento de sua empresa
Desde micro a grandes empresas o desafio é o mesmo: dar o melhor direcionamento possível para o negócio. Salvo as devidas proporções e o número de atividades envolvidas. Mas há apenas um diferencial entre estas empresas: tomadas de decisão.
Como isso funciona?
Tomadas de decisão são nada mais que o conjunto de ações tomadas por um administrador ou conjunto de administradores de uma empresa para um determinado cenário. Ou seja, são os direcionamentos que serão tomados com base no que precisa ser feito.
Porque é tão crucial? É exatamente sobre isso que trataremos aqui hoje.
Tomadas de decisão
Apesar de ser um consenso geral de que as decisões de hoje definirão o futuro, muitas destas decisões são tomadas com base na intuição, ou pior, levando apenas em consideração esta intuição. Isso nem sempre está errado e o espírito empreendedor leva muito em consideração os instintos empreendedores e a experiência dos envolvidos, porém, a alta competitividade mudou o cenário e as margens para erro estão cada vez mais estreitas, forçando pequenas empresas a começarem a adotar um novo perfil administrativo. O embasamento dessas tomadas de decisão passou a necessitar ser sólido, confiável e cada vez mais assertivo. Para a sorte destas empresas, atualmente há uma ferramenta perfeita para este cenário. Então, onde buscar estas informações sobre a empresa? A resposta é simples: ERP.
ERP (Enterprise Resource Planning) na tradução literal significa sistema de gestão integrado, ou seja, é um software que auxilia a gestão de dados e informações e demais operações de uma empresa.
Como citado, esta ferramenta tem como missão principal auxiliar no fornecimento de dados e relatórios que possibilitam uma visão aproximada de todas as informações e processos de uma empresa. Algo que era inimaginável e impraticável apenas alguns anos atrás, agora já faz parte do dia a dia de empresas de todos os portes, inclusive de pequenas empresas. Nestas pequenas empresas o ERP passou a atuar de forma fundamental no auxílio da gestão estratégica, visando a acirrada luta no competitivo mercado brasileiro.
Além de auxiliar no fornecimento de dados o ERP integra os setores responsáveis, auxiliando a comunicação e acelerando os processos internos, ela providencia uma visão melhorada de cada setor favorecendo a tomada de decisão em conjunto, já que todos estão cientes do andamento em tempo real.
O ganho? Agora a empresa pode deixar de lado apenas a intuição e contar com uma ferramenta confiável.
A era dos empreendedores confiantes
A partir desta nova realidade o empreendedor mudou, está confiante para fazer novos investimentos mais assertivos consequentemente ampliando as possibilidades de negócio. Não à toa, cada vez mais empresas escaláveis vem surgindo, devido ao direcionamento correto de recursos e investimentos, ou seja, maior prevenção gerou menor remediação.
Além disso, tomadas de decisão que antes demoravam dias e um grande esforço conjunto para reunir dados o suficiente para embasá-las, agora são facilmente alcançadas pois estão concentradas em apenas uma ferramenta, permitindo uma rápida adaptação e correção de erros perante ao obstáculo.
A alta competitividade favorece quem possui as melhores e mais inovadoras soluções, não necessariamente a empresa de maior porte e recursos. A aplicação inteligente de recursos financeiros, pessoal e de tempo será o diferencial para pequenos.
Leia mais: Gestão de bares e restaurantes: soluções e como atrair clientes
Conclusão
Como observado, a adoção de um ERP será uma das principais etapas na tomada de decisão, pois apenas com ele será possível unir a exatidão das informações fornecidas pela ferramenta com o espírito empreendedor e darão impulso na medida certa para a empresa crescer saudável e no melhor caminho possível.
Quer conhecer a melhor ferramenta do mercado que irá te auxiliar no processo de tomada de decisão? Clique aqui e confira!
Vendas: Como programar suas vendas para o Natal
Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]
Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.
De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]
Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.
Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…]