A importância do design para os usuários em um ERP

O termo design pode ser definido como um conjunto de elementos que tem como propósito definir uma característica particular para cada objeto, utensílio ou até mesmo um software.

Geralmente está associado ao contexto social ou cultural ao qual está inserido e muitas vezes até mesmo às limitações que a tecnologia impõe no momento de criação de determinado item.

Um exemplo de aplicação de design e tecnologia, é a evolução dos sistemas operacionais de dispositivos eletrônicos como computadores, que contavam com um design mais arcaico nos primeiros modelos e foi mudando suas características conforme a tecnologia, aceitação e necessidade do público permitia ou necessitava.

Outra exemplificação muito similar são os  aparelhos celulares ou qualquer outro utensílio com um sistema operacional. Você certamente já reparou no quão implicante é a questão do design em relação ao seu uso? Certamente, antes de um consumidor trocar de modelo de aparelho celular, ele analisa primeiramente como é o comportamento do sistema deste aparelho, e é exatamente aí que entra o conceito de experiência do usuário.

Neste cenário é evidente as dificuldades encontradas por um usuário de smartphone com sistema operacional “X” ao utilizar ou se deparar com um smartphone com sistema operacional “Y”. Neste caso, não é nem uma questão de performance e sim apenas de costume pois são duas tecnologias de ponta e competem entre si.

Com isso, surgiu um novo e forte debate que vem ganhando bastidores nas empresas em relação à usabilidade de um ERP(Sistema de gestão integrado). Visto que a usabilidade do sistema implicará diretamente na produtividade da empresa e de toda sua equipe.  

 

A evolução do design nos ERPs

Muitas soluções para gestão de empresas surgiram nas décadas de 80, 90 e no início dos anos 2000. Na época, estes sistemas eram acessíveis apenas para grandes empresas que tinham à disposição uma disponibilidade consideravelmente maior de recursos financeiros e capital intelectual, visto que na época a grande maioria da população ainda tinha dificuldades em acessar ás inovações tecnológicas ou até mesmo não tinham á disposição pessoas capacitadas para operá-las.

Talvez este cenário ainda seja um dos principais fatores para explicar como estes sistemas se desenvolveram ao longo dos anos e muito dos softwares atuais ainda remeterem ao modo de funcionamento dos softwares antigos e pois possuem o design e modo de operação análogo à época.

A grande questão é que o contexto atual mudou, e agora os empreendedores e seus colaboradores estão habituados a utilizar determinadas tecnologias de ponta que visam uma experiência do usuário facilitada e intuitiva, causando novos costumes ou até mesmo vícios. Muitas vezes dificultando o uso dos ERPs que não desenvolveram sua interface nem mesmo o seu modo de funcionamento, gerando um abandono devido á não adaptação á ferramenta.  

Dificuldades encontradas

Como observado,  é possível observar que algumas ferramentas e tecnologias tiveram maiores dificuldades para se adaptar aos novos conceitos e necessidades dos novos usuários.

Este fenômeno é bastante perceptível pelo contraste do design moderno dos sistemas operacionais de computadores e smartphones frente ao design antigo e antiquado de alguns ERPs, causando uma dificuldade ainda maior para os usuários entenderem e operarem um sistema e adaptarem aos seus processos internos.

Junto á isso, os usuários são obrigados á realizarem suas tarefas e processos de uma forma rígida e trabalhosa transformando a jornada de trabalho ainda mais exaustiva e consequentemente isso causa uma resistência ou até mesmo desistência por parte deste público que muitas vezes acabam escolhendo por operar duas, três ou até mesmo um número maior de ferramentas que contam com uma usabilidade aprimorada ao invés de utilizarem um ERP que centralizaria todas estas atividades.

Uma nova era

Tendo este cenário em vista, algumas desenvolvedoras passaram a dar mais atenção na usabilidade de seus produtos e prezaram por proporcionar á seu público um design mais agradável para estes sistemas, sem prejudicar o desempenho ou as soluções dispostas aos usuários.

Junto á isso, a questão da usabilidade que antes era algo que necessitava de um longo período de adaptação e longos treinamentos para um colaborador operar algumas simples atividades já não são mais necessários, as mais novas ferramentas e empresas prezam por um design mais atualizado e intuitivo, fazendo com que o período de adaptação e treinamento seja reduzido drasticamente, causando um aprendizado mais dinâmico e facilitado.

Além dos ganhos de tempo e recursos encurtando o tempo de execução de tarefas, a atualização no design dos ERPs vem causando uma mudança na forma que o público vê esta ferramenta. O que antes era visto como um sistema robusto e de difícil utilização agora é visto como a ferramenta aliada número 1 para facilitar a vida de uma empresa e seus colaboradores.

A tecnologia já não faz mais parte de um sobre plano de uma empresa e sim o ponto central que irá garantir escalabilidade e desenvolvimento. Soluções com este pensamento vem ganhando mercado muitas vezes frente aos antigos ERPs já estabelecidos, mas que pararam no tempo e já não mais conseguem atender as necessidades do público atual.

 

Conclusão

É notório então, que a tecnologia avança junto com os costumes sociais e culturais. Em um mundo tão avançado e globalizado, a velocidade na troca de informações vem fazendo com que as pessoas necessitem executar mais tarefas em um menor tempo, e isso só é possível se a tecnologia for um facilitador do processo como um todo. Portanto, observar o quão intuitivo e agradável visualmente é um ERP, é fundamental para avaliar como a ferramenta pode auxiliar a empresa na busca por resultados.

E aí, o que achou? Conte pra nós o maior desafio ao utilizar o seu ERP!

 

Qual a importância do design em um ERP?

Vendas: Como programar suas vendas para o Natal

Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]

Qual a importância do design em um ERP?

Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]

Qual a importância do design em um ERP?

Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.

Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…] 

Rua São Paulo, 1015 - Centro, Francisco Beltrão - PR