Planejamento Estratégico de uma Empresa: entenda o que é e benefícios

O planejamento estratégico é um processo fundamental para o sucesso de uma empresa.

Geralmente, a liderança, junto com setores de análise, são responsáveis por definir as metas e objetivos da companhia.

No entanto, essa tarefa não é nada simples. É preciso que se estruture metas alcançáveis, e estabeleça um plano de ação para que elas sejam alcançadas.

O planejamento estratégico, na maioria das vezes, visa buscar metas de médio a longo prazo, com uma certa vida útil, que deve fazer sentido para cada tipo de negócio.

O processo, além de idealizar um plano, também busca implementá-lo e avaliar os resultados que foram atingidos.

Neste artigo, separamos uma explicação completa sobre o tema, como a sua função, a importância e algumas dicas de como praticar.

Acompanhe a leitura!

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O planejamento estratégico é um processo e ferramenta de gestão empresarial, que tem como objetivo estabelecer um plano de ação para atingir metas e objetivos, sejam de curto, médio ou longo prazo.

Ou seja, trata-se de um processo complexo, em que o primeiro passo busca entender a perspectiva futura da empresa, depois a elaboração de ações, a implementação dessas e, por fim, a sua análise.

A partir de um planejamento é possível contar com uma espécie de script, que deve dirigir quais são as etapas necessárias para chegar a um objetivo.

Peter Drucker, considerado como o pai da Administração Moderna, conceituou planejamento estratégico como um processo contínuo e sistemático onde são tomadas decisões organizacionais.

Além disso, ele conclui que o planejamento tem como base o profundo conhecimento do futuro do negócio.

O termo, segundo ele, trata-se também da execução de ações para aplicar as decisões feitas, medir resultados e gerar feedback

Uma característica especial desse tipo de planejamento é que ele busca gerar um plano estratégico, que pode ser facilmente compartilhado com todos os setores da companhia.

Como afirmado por Drucker, esse processo de gestão deve ser realizado periodicamente, pois é necessário considerar mudanças no mercado, indústria, leis e regulamentações.

É necessário garantir a ciência por parte de todos os colaboradores, mas também instruí-los de forma direcionada, para realização corretas dos planos estabelecidos.

Mas, para que serve um planejamento estratégico?

planejamento estratégico de uma empresa

O planejamento estratégico serve para nortear a empresa quanto aos seus objetivos e metas, fazendo assim com que um negócio, de fato, cresça.

É importante ressaltar que esse processo precisa acontecer até mesmo no início da empresa, desde a elaboração do plano de negócio.

A necessidade do planejamento continua mesmo com o crescimento orgânico da companhia, e ainda deve ser intensificado.

Entenda as principais funções do planejamento estratégico de uma empresa:

Aumento de vendas

O aumento de vendas pode ser um dos direcionamentos de um planejamento estratégico. É possível desenvolver um plano de ação comercial, e assim direcionar corretamente os setores responsáveis pelas vendas.

Com boas estratégias estabelecidas, é possível idealizar ações capazes de captar novos clientes.

Além disso, com o planejamento também se torna mais fácil e organizado o papel de manter clientes.

Em algumas situações, se decide por aumentar os canais de venda, o que também pode ser positivo.

Análise de riscos de mercado

Planejar estrategicamente significa entender qual é o cenário atual, não só do seu negócio, mas também do mercado.

Por isso, na elaboração, que se atualiza periodicamente, previsões de mercado são analisadas, de modo a serem conciliadas com os objetivos empresariais.

Lançamentos mais rentáveis

A partir da análise de mercado, e de público, é possível entender quais são os produtos e serviços mais buscados.

Assim, a empresa pode investir em soluções que apresentam maior tendência de retorno.

Utilização inteligente de recursos

O planejamento empresarial envolve muitos pilares de um negócio, como, por exemplo, o financeiro.

Quando é o momento de investir, sobretudo quando se é uma micro ou pequena empresa, os investimentos precisam ser mais seguros.

O planejamento estratégico entende como os recursos podem ser utilizados na quantidade correta, bem como em produtos ou serviços que podem trazer lucro.

Realização de projeções

Ao entender qual é o cenário atual e as previsões de mercado e também da situação do negócio, se torna possível realizar projeções.

Desse modo, as lideranças conseguem perceber se é um bom momento para novos investimentos ou tentativas de expansão.

Aumento da reputação da marca

Uma marca precisa conquistar uma boa reputação no mercado. Isso pode ser benéfico tanto para conseguir mais clientes, quanto para conseguir mais parcerias.

O planejamento estratégico que foca em melhorar entregas, e boas ações de marketing, por exemplo, são capazes de consolidar uma marca.

Assim, o negócio até mesmo se destaca em detrimento aos concorrentes.

Maior facilidade para lidar com crises

Empreender é uma atividade arriscada. No entanto, sem qualquer tipo de planejamento, se torna mais arriscada ainda.

Por isso, possuir um planejamento pautado em análises e previsões facilita o direcionamento da empresa quanto às situações de crises econômicas.

Para negócios que estão começando, é uma ferramenta extremamente valiosa, visto que os micro e pequenos negócios costumam ser os mais afetados em momentos de dificuldade.

Qual é a importância de fazer um planejamento estratégico?

planejamento estratégico de uma empresa

O planejamento estratégico de uma empresa é importante, pois é capaz de produzir um plano de ação que impulsiona o crescimento.

Mas claro que essa não é a única importância. Diversos negócios, quando administrados de forma desorganizada, são mais passíveis até mesmo de falir.

Vejamos um exemplo básico, que ocorre recorrentemente: imagine que uma farmácia independente, ou seja, que não é de franquia, é aberta próxima a duas farmácias altamente conhecidas.

Por serem maiores, esses estabelecimentos oferecem produtos por um valor mais competitivo, e em maior variedade.

O gestor da nova farmácia, por outro lado, não consegue oferecer bons valores, e não investe na diversidade de produtos farmacêuticos.

Além disso, não há planejamentos diversos, como no campo de marketing e financeiro. Com o tempo, esse estabelecimento facilmente pode quebrar e fechar as portas.

Esse problema poderia ter sido evitado caso a gestão pensasse de forma estratégica, com a contratação de especialistas tanto na idealização de um planejamento, quanto na implementação do plano desenvolvido.

Por justamente propor medidas que favoreçam o crescimento de uma empresa que o planejamento estratégico se mostra tão importante.

O planejamento de uma organização possibilita o crescimento, pois oferece os seguintes benefícios:

  • maior organização;
  • aumento da assertividade em decisões;
  • priorização de ações mais lucrativas;
  • otimização de tempo;
  • aumento da produtividade;
  • maior controle e gestão financeira;
  • prevenção de adversidades.

Afinal, como fazer o planejamento estratégico de uma empresa?

planejamento estratégico de uma empresa

Entenda como pode ser feito o planejamento estratégico de uma empresa:

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta que possibilita o diagnóstico da situação atual da empresa.

Ela funciona a partir do mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

É necessário entender quais são os pontos fortes e fracos da empresa, focando em um aspecto mais interno.

No mercado onde há competitividade, entenda quais são as oportunidades que você pode agarrar, e as ameaças que podem desestabilizar a sua empresa.  

Metas e objetivos

As metas e objetivos são o fator que deve guiar o planejamento estratégico de uma empresa. 

Antes de tudo, é preciso começar pela construção da missão, visão e valores da companhia.

Depois disso, é preciso que a cultura organizacional siga esses entendimentos, de modo a serem reconhecidos internamente e externamente.

O passo seguinte é, de fato, a elaboração das metas e objetivos, com base em dados que constatem a possibilidade destes serem alcançados.

Os colaboradores também precisam ter conhecimento sobre quais são as metas e objetivos da empresa.

Estratégias e cronograma

Depois de entender quais são os objetivos e metas, é preciso desenvolver estratégias, ou seja, as etapas que serão responsáveis por possibilitar a realização desses.

É nessa etapa que o plano de ação começa a ser estabelecido. Ao entender as estratégias, será a hora de organizar as ações, e incluí-las em um cronograma.

Todos os setores precisam ser direcionados de modo a executar as atividades planejadas, tendo em vista que a sua concretização pode implicar no alcance de metas.

Aqui, é interessante marcar reuniões gerais, de modo a instruir todos os colaboradores.

Além disso, reuniões periódicas devem ocorrer, a fim de apresentar os resultados obtidos na jornada, atualizando o que ainda falta para a conclusão do plano.

Implementação

A implementação é quando o plano de ação começa a ser executado. Após o período de planejamento e preparação, as ações podem ser colocadas em prática.

Nesse processo, é necessário que a empresa reforce o que está sendo buscado constantemente, bem como o que está dando certo ou que não está indo como planejado.

Essa etapa também pode ser revisada constantemente, tendo em vista algumas limitações, sejam internas ou externas.

Métricas e avaliação

Por fim, é preciso que existam métricas para avaliação do plano estratégico produzido pelo planejamento.

Não só o resultado final, mas também o processo precisa ser analisado, de modo a entender se o plano pode ser concluído com sucesso ou se deve ser atualizado.

É um processo que precisa de profissionais especializados em análise de dados, que inclusive não serão só úteis na avaliação de resultados, mas também na elaboração de um possível próximo plano.

Para manter a organização do seu negócio, é preciso contar com sistemas capazes de facilitar a gestão. 

A Okton é uma ferramenta de gestão, capaz de integrar a emissão de notas e cupons fiscais, bem como controle financeiro, de estoque, e muito mais.

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Conclusão

O planejamento estratégico de uma empresa é um processo fundamental para sua sobrevivência e crescimento.

A partir de algumas etapas, um plano de ação é construído, de modo a organizar o alcance de metas e objetivos. 

Se você gostou deste artigo, leia também: “Qual a importância de um DRE(Demonstração de Resultado de Exercícios) em uma empresa?”. 

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