Os ganhos de automatizar e otimizar seu PDV(Ponto de Venda)

Um PDV pode ser caracterizado por qualquer tipo de ponto de comercialização, seja ele físico ou online onde ocorra as operações financeiras, de estoque e atendimento ao cliente simultaneamente.  Abordar o conceito desta terminologia é importante pois nos dá uma noção panorâmica do funcionamento sistêmico desta operação de comercialização integrada.  Com o aumento da participação da tecnologia em empresas, principalmente do varejo o PDV sofreu alterações e mudanças que reconfiguraram a forma deste atuar e em como facilitar a gestão deste processo pode aumentar os resultados e consequentemente o faturamento

Alterações recentes

No passado não muito distante, o comerciante apenas ofertar o produto por um bom preço e vendê-lo era o suficiente para atrair um bom número de clientes. Com os avanços tecnológicos e aumento de concorrência, esta história mudou. Hoje, tanto a experiência do usuário quanto do cliente são aspectos extremamente importantes  agora prezam mais por uma experiência de compra agradável e muitas vezes mais ágil. Percebendo esta mudança os comerciantes se atentaram para o que a própria tecnologia oferecia: os ERPs com PDV integrado.

As difíceis tarefas de controlar o estoque, financeiro, compras, cadastros e vendas que eram executadas de forma manual agora tinham a possibilidade de serem quase que completamente automatizadas e integradas umas ás outras. Este avanço possibilitou uma melhor gestão e em tempo recorde.

 

Quais os principais ganhos ao utilizar um sistema ERP com PDV integrado

  • Agilidade no atendimento:

    o grande número de atividades automatizadas providenciou um ganho de tempo incrível. Os extensos preenchimentos de formulários para registrar dados de clientes ou preenchimentos de tabelas em um computador são atividades que ficaram em um passado remoto.

  • Maior controle financeiro:

    com o registro em tempo real das operações de vendas e compras de produtos, a empresa terá sempre em mãos os dados sobre as movimentações financeiras. Ex: quanto vendeu, quanto foi comprado, a relação entre estas duas operações, quanto cada cliente compra no estabelecimento e etc.

  • Melhor gestão de estoque:

    gerir o estoque é um dos maiores desafios de qualquer empresa do varejo. Com o PDV integrado é possível monitorar em tempo real o que está saindo e entrando em estoque e o saldo é atualizado automaticamente a cada venda e compra de produtos.

  • Segurança:

    com o surgimento destes sistemas, dados e informações sobre clientes e fornecedores deixaram de ser registradas e armazenadas fisicamente. Agora, todas estas preciosas informações são armazenadas em nuvem e criptografadas.

  • Facilitação de trabalho:

    não há mais necessidade de trabalhos exaustivos. As tarefas foram automatizadas e otimizadas, vendedores e colaboradores agora têm mais tempo para atuar em atividades mais produtivas para a empresa.

  • Redução de custo:

    com um sistema, a exigência de mão de obra é menor, portanto, será necessário um menor número de colaboradores para realizar as tarefas.

 

Conclusão

Em um mundo quase completamente informatizado, não adotar um ERP com PDV integrado pode resultar em uma grande quantidade de erros, e atrasar o empreendedor nas tomadas de decisão. O conforto e comodidade de ter as informações sobre suas operações de compra e venda em poucos cliques, transformou a relação dos empresários com a tecnologia e proporcionou ganhos incríveis.

Hoje, sabe-se que quanto maior o tempo de operação sem um ERP, maior será a quantidade de dados e informações não registrados e mais árduo será o percurso rumo á uma gestão eficaz e com bons resultados.

 

Quer começar a registrar tudo o que ocorre na sua empresa e ter acesso à todos os dados financeiros, de estoque e vendas? Entre em contato com a nossa equipe clicando no botão abaixo! Será um prazer lhe ajudar!