O que é um ERP?

Quase que exponencialmente, os avanços tecnológicos vêm alterando rotinas e processos de empresas Brasil afora. Cada vez mais complexos e dinâmicos, estes processos exigem rápidas adaptações, correções de curso e automatização de tarefas constantes, fazendo-se necessário que o empreendedor possua um perfil aberto á inovações e de alta adaptabilidade.

Em determinado momento, surgiram os ERPs(Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado. Um poderoso aliado que centraliza dados e informações em apenas um canal e fornece ferramentas e relatórios completos que auxiliam na gestão de uma empresa.
É sobre ele que falaremos hoje. Vamos analisar passo a passo sobre o que é um ERP e para que serve essa ferramenta e tudo o que você precisa saber na hora de escolher uma boa ferramenta e dar esse passo para desenvolver sua empresa. Vamos lá?

ERP: O que é? Como funciona?

Basicamente um ERP (Enterprise Resource Planning) na tradução literal significa: Sistema de Gestão Empresarial. Ou seja, um é um software para que você empresário gerencie suas empresas e processos tudo dentro de uma ferramenta, apresentando os dados, informações sobre movimentações financeiras, estoque, vendas, compras e tudo que envolve suas rotinas diárias, agilizando as tomadas de decisão, ele possibilita uma visão completa sobre o andamento financeiro e gerencial do seu negócio.
Uma das grandes propostas desta ferramenta é lhe fornecer a possibilidade de automação de processos em tempo recorde, afinal, com tantas atividades envolvidas no dia a dia o tempo é quase cronometrado, não há tempo para deslizes.
Com um sistema de gestão, algumas barreiras como a dificuldade em encontrar informações, duplicidade de atividades, erros humanos despercebidos e dentre outros problemas recorrentes são praticamente excluídos do cotidiano de uma empresa possibilitando assim mais assertividade no desenvolvimento de processos e novas atividades. 
E quais são as ferramentas que um ERP possui?
Um completo sistema ERP atende as necessidades de todos os setores de uma empresa, desde o faturamento até o pós vendas e tendo isso em vista um ERP deve possuir algumas ferramentas imprescindíveis para manter o bom funcionamento dessas atividades. Confira abaixo alguns dos principais módulos que essa ferramenta deve contar:

Controle de cadastros de clientes e fornecedores
Controle financeiro 
Frente de caixa
Gerenciamento de estoque 
Relatórios
Gestão de compras
Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços

 

Claramente, um sistema de gestão deve contar com outras ferramentas, mas estas são algumas das principais e com essas ferramentas em mãos, empresas já podem automatizar seus processos e atividades.
Caso haja alguma carência ou peculiaridade, é de suma importância que o sistema conte com uma visão inovadora e esteja em constante progresso, junto com este progresso, virão inúmeros ganhos nesta futura relação entre a empresa e o SaaS(Software as a Service).
Agora que você já conhece as características que compõem um sistema ERP aqui vão algumas vantagens práticas de você utilizar essa ferramenta:
Otimização e automação de processos: Encontre caminhos e processos internos que vão ser mais efetivos nas suas atividades diárias.
Redução de erros humanos: crie processos claros e objetivos, quanto menos  participação humana e maior a automação de processos, menor a possibilidade de erros.
Reduza os riscos: A partir dos relatórios que essa ferramenta fornece, encontre seus pontos fracos e faça melhorias embasadas nas necessidades particulares de cada setor.
Tomada de decisões mais ágeis e assertivas: Com todos seus dados em mãos, fica muito mais simples decidir os próximos passos da sua empresa e a hora certa de agir.
A transformação digital têm trazido ótimos avanços na área

 

Conclusão

Além todas estes ganhos, os avanços da tecnologia e segurança no tráfego de dados permitiram que hoje em dia houvesse a opção de adotar um sistema de gestão on-cloud (na nuvem) com a incrível capacidade de você acessar os dados de sua empresa de qualquer lugar que precisar, ou seja, não é mais necessário mais dispor de grandes servidores internos e uma grande capacidade de armazenamento para seu Data Center. Essa nova forma  de armazenar dados se tornou mais segura, barata e possibilitou que o empreendedor investisse esses recursos que antes eram destinados á essas máquinas e instalações em áreas comerciais mais interessantes para seu progresso.

Qual o momento certo de adotar um sistema ERP para minha empresa? 
Uma grande quantidade de empreendedores só percebem que há a necessidade de um sistema para gerenciar seus dados e processos quando a situação foge do controle e seus processos internos apresentam falhas causando perdas de tempo e recursos.
A contratação de um ERP deve ser uma das prioridades no planejamento da sua empresa, é um dos fatores cruciais para o empreendedor gerenciar processos e atividades quando tudo já estiver rodando, portanto, o momento ideal é o quanto antes.  Se analisarmos pela perspectiva de que enquanto não houverem processos bem estabelecidos e a conexão entre os dados e informações é falha e demorada, as margens para ocorrerem erros e delongas em operações que poderiam ser simplificadas serão traduzidas em percas significativas para a empresa.

Dentro deste cenário, como você avalia a participação de um sistema de gerenciamento empresarial no seu negócio? Parece crucial, não é mesmo?
Deixe um comentário pra nós sobre suas observações e como sua empresa melhorou ou pode melhorar após adotar um sistema de gestão.


Ficou alguma dúvida? Precisa de ajuda? Não hesite em entrar em contato contato com nossa equipe, será um prazer lhe ajudar!

Vendas: Como programar suas vendas para o Natal

Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]

Gestão financeira: Confira a importância de manter o controle financeiro da empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]

Os três pilares de uma gestão empresarial exemplar.

Não existe fórmula mágica, uma boa gestão empresarial é sustentada por uma série de técnicas e conhecimentos que[…] 

Rua São Paulo, 1015 - Centro, Francisco Beltrão - PR