ERP e CRM: O que são, diferenças e vantagens [Guia Completo]
ERP e CRM significam Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa) e Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), respectivamente.
Os dois termos são sistemas digitais de gestão, capazes de facilitar a administração do negócio, bem como aumentar os números de vendas, seja de produtos ou serviços.
Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que são os dois sistemas, quais são as suas diferenças e suas vantagens.
Acompanhe o texto e boa leitura!
ERP e CRM: O que são?
ERP significa Planeamento dos Recursos da Empresa, enquanto CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Embora ambos sejam termos distintos, os dois possuem um ponto principal em comum: são sistemas digitais capazes de otimizar a gestão dos negócios, proporcionando assim benefícios consequentes, como:
- aumento de vendas;
- maior controle financeiro;
- crescimento da empresa;
- maior satisfação dos clientes;
- e muitos outros.
O sistema ERP, por sua vez, é mais abrangente e composto por diversos módulos de gestão empresarial.
Nele, é possível controlar recursos de faturamento, financeiro, estoque, recursos humanos, compras, tributos, produção, logística e outros.
Já no CRM, o principal objetivo é gerir um banco de dados de possíveis clientes e clientes, favorecendo assim o processo de conversão de leads, venda e pós-venda.
Principais características do ERP
O Enterprise Resourcing Planning é um software de gestão empresarial, que atua em diversos setores de um mesmo negócio para o melhor controle de recursos.
Como citado anteriormente, o ERP pode atuar nos setores de logística, estoque, vendas, controle fiscal, finanças, produção, faturamento e muitos outros.
O principal objetivo do ERP é proporcionar a organização no gerenciamento de recursos, de modo a reduzir custos com perdas ou erros e também tornar os processos mais eficientes.
Sendo assim, os investimentos podem ser mais assertivos, bem como todos os processos.
O ERP busca então aumentar a produtividade, reduzindo gastos, contribuindo então para o crescimento do negócio.
As principais características desse sistema são a sua diversidade de módulos, e a unificação dos dados dispostos na plataforma.
Os dados armazenados e produzidos nas plataformas de recursos empresariais ainda são bastante relevantes para tomadas de decisões mais precisas e estratégicas.
Principais características do CRM
O Customer Relationship Management é uma plataforma de gestão empresarial que tem como foco principal o relacionamento com o consumidor e a venda.
Dessa forma, o CRM é fundamental no processo de vendas, pós vendas e conversão de possíveis clientes.
Muitas empresas lidam com uma quantidade grande de potenciais consumidores, mas não conseguem desenvolver ações efetivas para conseguir convertê-los. O CRM atua justamente para facilitar tal processo.
É um sistema que busca organizar e facilitar a criação de estratégias para a conclusão de uma venda, de acordo com cada perfil de cliente.
Assim, é uma plataforma que foca em entender o perfil do consumidor e as suas preferências, de modo a apresentar soluções para venda personalizada.
Contudo, o CRM não serve apenas para concluir a venda, mas também para aumentar a excelência do atendimento, bem como um bom processo de pós-venda.
Qual a diferença entre ERP e CRM?
ERP e CRM são duas plataformas de gestão de negócios que, apesar das semelhanças, apresentam relevantes diferenças.
O ERP é focado na gestão interna, mais ligada às tarefas administrativas, como emissão de notas fiscais, controle de compras, contas a pagar e receber, controle de estoque, logística, financeiro e muitas outras.
Assim, o seu principal objetivo é unificar todas essas tarefas, de forma organizada e mais automatizada possível.
Por outro lado, o CRM é focado na gestão de vendas e de clientes de uma empresa. Por isso, a maioria das funcionalidades desse sistema são direcionadas ao consumidor.
O CRM tem como objetivo cuidar do atendimento e das vendas de uma empresa, enquanto o ERP tem objetivos administrativos e mais gerais.
De todo modo, é possível contar com as duas plataformas integradas.
Quando surgiu o ERP? E o CRM, quando foi desenvolvido?
Os sistemas ERPs surgiram na década de 1950, de uma forma muito mais básica, voltada exclusivamente para a melhoria do controle de estoque.
Na década de 1970, o sistema MRP (Manufacturing Resource Planning) foi desenvolvido por uma colaboração entre diversas empresas.
A partir dos anos 90, o ERP passou a ser aprimorado por conta dos avanços tecnológicos da época, e então passou a ser utilizado por diversas empresas.
O CRM também apresenta os primeiros registros nos anos 50, quando as empresas passaram a arquivar as informações de seus clientes manualmente.
Em 1956, o Rolodex foi criado. Tratava-se de um caderno de mesa que possibilitou os registros de dados dos consumidores.
Nos anos 60, os telefones comerciais surgiram, possibilitando assim um grande passo na evolução do atendimento ao cliente.
Nos anos 70, com a criação dos computadores, as informações de clientes passaram a ser armazenadas no ambiente digital.
Em 1993, o Siebel Systems foi criado, conseguindo grande relevância entre as empresas. Ele era responsável pela conversão de possíveis clientes e pela automação de ações de marketing.
Abrangência e onde cada sistema é empregado
Os dois sistemas, ERP e CRM, são utilizados nos mais diversos ramos empresariais. Como exemplo, podemos citar:
- manufatura;
- construção civil;
- educação;
- varejo;
- logística;
- serviços;
- distribuição;
- saúde;
- jurídico;
- agronegócio.
O ERP é dividido em diversos módulos, como: vendas, produção, logística, estoque, recursos humanos e finanças.
Assim, o sistema possibilita a emissão de notas e cupons fiscais, a gestão de contas, a produção de relatórios, a gestão de fluxo de caixa, o controle de mercadorias em estoque, acompanhamento do trânsito de produtos, o controle de transações bancárias e muito mais.
Já o CRM é utilizado para gestão de leads e clientes, detecção de oportunidades, elaboração de ações de vendas estratégicas, produção de relatórios e outras funcionalidades.
ERP, CRM, PRM, SCM e BI – Qual a finalidade desses sistemas?
Quando falamos de sistemas digitais de gestão empresarial, é importante destacar que não existem apenas ERP e CRM.
Abaixo, listamos as principais plataformas de gestão e as suas respectivas finalidades. Veja:
- Enterprise Resource Planning (ERP) = Planejamento de Recursos Empresariais: é um software que serve para facilitar a gestão integrada entre setores de uma empresa;
- Customer Relationship Management (CRM) = Gestão de Relacionamento com o Cliente: é um software que visa facilitar o gerenciamento de leads e clientes, marketing e atendimento;
- Partner Relationship Management (PRM) = Gerenciamento de Relacionamento com Parceiros: é um software semelhante ao CRM, mas que foca também no relacionamento entre parceiros e funcionários;
- Supply Chain Management (SCM) = Gestão da Cadeia de Suprimentos: é um modelo de gestão, que pode ser em formato de software, capaz de facilitar a cadeia de suprimentos por meio do controle de armazenamento, compras, logística, transporte, embalagem e distribuição;
- Business Intelligence (BI) = Inteligência Empresarial: são métodos que buscam a análise de dados para tomadas de decisões estratégicas.
ERP x CRM: qual sistema é mais importante? Qual escolher?
As duas ferramentas são bastante importantes para a gestão de uma empresa. As plataformas, quando juntas, são capazes de oferecer maior facilidade e organização na administração como um todo.
Quando se deve escolher por apenas algum dos softwares, o ERP leva vantagem pelo fato de oferecer mais funcionalidades, que atingem mais setores.
O CRM, como já explicado, é direcionado para atendimento e jornada de compra.
Abaixo, separamos as principais vantagens de cada sistema para você:
Vantagens do CRM
As principais vantagens do sistema de gestão de relacionamento com o cliente são:
- proporciona a compreensão da jornada do consumidor;
- através do relacionamento com o cliente, gera insights para o aumento de vendas;
- age em conjunto com o marketing;
- facilita a personalização de atendimento ao cliente;
- indica estratégias para conversão de leads.
Vantagens do ERP
O ERP apresenta muitos benefícios para a gestão de negócios. Entenda quais são as vantagens que o sistema de planejamento dos recursos da empresa pode oferecer à sua empresa:
- proporciona conhecimento organizacional;
- gera alinhamento estratégico;
- auxilia na redução de custos;
- torna a gestão mais prática, organizada e eficiente;
- mais completo e abrangente (foco na gestão financeira, de vendas, promoções, estoque etc.).
Pontos em comum entre ERP e CRM
Os sistemas ERP e CRM são utilizados para um mesmo objetivo, que é melhorar a gestão empresarial.
Mas afinal, quais são os pontos de semelhança entre ERP e CRM? Confira abaixo:
- facilitam a análise de dados;
- auxiliam na organização de processos;
- aumentam a produtividade.
Qual é o momento certo para implementar um ERP? E quando implementar um CRM?
O momento certo para investir em um ERP não existe. Afinal, é um software bastante completo, e, portanto, pode ajudar qualquer porte e tipo de empresa.
O CRM é mais direcionado para a otimização de vendas, atendimento ao cliente e ações de marketing. Por isso, pode ser utilizado quando a empresa passa a ter um maior número de possíveis clientes.
Como escolher um bom software de gestão para sua empresa
Dentre as diversas opções do mercado, você sabe como escolher um bom sistema de gestão para o seu negócio?
Abaixo, veja os principais fatores a se considerar na escolha:
Custo x Benefício
O preço de um ERP deve caber na realidade de investimento da empresa. Para pequenos negócios, a dica é procurar o melhor custo-benefício dentre as inúmeras opções disponíveis.
Suporte
O suporte é muito importante ao investir em um sistema ERP. Imagina não poder contar com ninguém para tirar dúvidas ou resolver algum problema? É realmente complicado.
A maioria dos softwares contam com suporte, mas que nem sempre são de boa qualidade. Avalie este ponto.
Funcionalidades do sistema
As funcionalidades do sistema ERP também precisam ser consideradas, logo que é uma plataforma mais abrangente.
De todo modo, ainda é possível selecionar um ERP que oferece uma grande variedade de módulos por um valor acessível.
O ERP da Okton é o melhor sistema de planejamento dos recursos da empresa para micro e pequenas empresas.
Com a plataforma de gestão da Okton, algumas funcionalidades que podem ser usufruídas são:
- emissão de notas e cupons fiscais;
- controle financeiro;
- controle de vendas;
- controle de estoque;
- controle de condicionais;
- controle de permissões;
- geração de relatórios;
- controle de promoções;
- gerenciamento de cadastros.
Conheça o ERP da Okton para automatizar, organizar e melhorar a sua gestão empresarial!
Conclusão
ERP e CRM são dois softwares que buscam otimizar a gestão empresarial.
O ERP conta com mais recursos administrativos, como um maior controle de logística, transporte, vendas, finanças, recursos humanos, tributação e muito mais.
O CRM, por sua vez, foca na jornada de compra, no atendimento ao cliente e em ações de marketing, sobretudo aquelas que buscam converter possíveis consumidores.
Se você gostou deste artigo, leia também: “Sistema ERP financeiro vale a pena? O que é, funções e vantagens”.
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