Empresas escaláveis: tudo o que você precisa saber!

Negócios escaláveis são empresas que conseguem impactar maiores números de receita sem alterar drasticamente seus processos internos ou sem demandar maiores investimentos, como lojas virtuais por exemplo. Com um processo já definido para um amplo público que segue um padrão no processo de compra, são necessárias poucas alterações para a jornada de compra ou consumo para um amplo número de clientes.
Um exemplo contrário é uma loja de roupas física, que  dependerá de um investimento maior perante á quantidade de clientes que for atender. Supondo que um vendedor atende um a dois clientes por vez, se houver um aumento de clientes será necessário contratar novos vendedores.

Se o seu caso for uma loja física, não se preocupe pois não é o fim. É sim possível você buscar a escalabilidade de seu negócio.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para alavancar e escalar seu negócio e aumentar sua receita:

Empresas escaláveis: tudo o que você precisa saber!

Inovação tecnológica

Um negócio escalável deve apresentar um alto grau de inovação, busque sempre por inovar processos internos, simplificá-los e reduzir seus custos via automação e virtualização.
Com a chegada da pandemia, muitas empresas tiveram de fechar as portas temporariamente e isso certamente impactou nas vendas, mas você sabe o que aconteceu com empresas que se virtualizaram?
No ano de 2020, houve um aumento nas comercializações virtuais em cerca de 68% e movimentou R$126,3 bilhões segundo os dados da AbComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e as empresas que se virtualizaram aproveitaram essa projeção e impulsionaram seus negócios. Não para por aí, no primeiro trimestre de 2021 a alta já é de 57,4% e as expectativas são as melhores possíveis.

Agilidade para prover mudanças

 Este é outro traço em comum entre empresas que visam a escalabilidade, durante o ano de 2020 muitas empresas que ainda não possuíam ou não focavam em seus canais digitais passaram a priorizá-los. Claramente esta agilidade não está atrelada apenas à virtualização, seja qual for o obstáculo, é necessário uma rápida correção de curso.

 Redução de custos: em negócios escaláveis, os custos devem ser menores. Tendo isto em vista o aumento de faturamento não pode impactar em aumento significativo de custos.

Tenha em mente que os custos devem ser os menores possíveis, almeje reduzir a interação humana para evitar delongas e erros durante processos, reduza custos de materiais básicos como papéis, tinta e estocagem informatizando seus dados com um sistema de gestão.

 Break-even point(ponto de equilíbrio): com um projeto de uma empresa escalável, ter um break-even point é um “porto seguro”. Por se tratar de um modelo dinâmico e agressivo a receita pode ser muito alta durante um período e baixa durante outro. Por outro lado, como uma das principais visões deste modelo é a redução de custos seu ponto de equilíbrio será muito mais plausível e duradouro, sem grandes riscos ou perdas.

Alguns ganhos deste modelo de negócios

Os retornos são quase imensuráveis, ao estabelecer uma visão inovadora, empolgante e sustentável seu negócio atrairá colaboradores que se identificam com esta visão e com isso mais ideias e engajamento serão agregados á empresa.
Driblar a concorrência é um dos ganhos deste modelo, com estratégias inovadoras novos caminhos podem ser explorados e consequentemente novas soluções aparecem. Junto à elas a inovação de mercado também se torna uma possibilidade. Você certamente já viu, ouviu ou presenciou uma mudança radical de mercado com soluções que pareciam incrivelmente simples mas não eram abordadas pelo conservadorismo do nicho de atuação. Visando uma empresa escalável você pode driblar as amarras de um determinado nicho e revolucionar o modo de comercialização do mesmo.

Conclusão

Em tempos como estes e em meio à uma revolução tecnológica constante, buscar melhorias deve ser um dos principais objetivos em uma empresa. A escalabilidade do negócio pode ser uma das saídas para sobrevivência em um mercado competitivo e dinâmico.

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer lhe ajudar

Empresas escaláveis: tudo o que você precisa saber!

Vendas: Como programar suas vendas para o Natal

Muito em breve, o comércio varejista brasileiro estará vivenciando um novo natal, em todo o país[…]

Empresas escaláveis: tudo o que você precisa saber!

Como adequar seu ERP a nova LGPD

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia[…]

Empresas escaláveis: tudo o que você precisa saber!

Tributação e porte de empresas: qual a relação e como manter os pagamentos em dia?

Para a manutenção de um CNPJ, é essencial escolher um regime de tributação, já que esse, influência […]

Rua São Paulo, 1015 - Centro, Francisco Beltrão - PR