Planejar um controle de vendas da sua empresa é essencial para todo empreendedor. Diante disso, o acompanhamento do desempenho do negócio se faz necessário para que sua empresa tenha um desenvolvimento saudável e organizado.
Consideramos que a venda de produtos é a base de uma pirâmide dentro da empresa e que precisa de uma atenção maior, pois, se a base não estiver bem planejada e estruturada o restante consequentemente será afetado, portanto, confira abaixo como aprimorar e aprofundar a gestão de suas vendas.
O QUE É CONTROLE DE VENDAS?
Pode ser definido como um conjunto de ações que tem como objetivo analisar e interpretar as informações sobre as venda e entender suas etapas. Feito isso, é possível ter um feedback do que está gerando bons retornos e o que precisa ser aprimorado e dessa maneira tomar decisões com segurança.
Uma boa gestão de vendas se inicia desde o primeiro contato com o cliente efetuando o cadastro, até a entrega do produto ou serviço final. Ou seja a jornada de compra inicia antes mesmo da decisão por um produto em si. Tendo esta visão panorâmica do processo de compra/venda a fidelização de clientes, é possível elaborar e aprimorar os processos envolvidos para facilitar a fidelização de clientes, uma vez a experiência for considerada positiva.
O controle de vendas então, pode ser definido como todo o processo de venda e compra do cadastro do cliente até mesmo à parte final na emissão dos documentos fiscais para a concretização da mesma.
IMPORTÂNCIA DE MANTER UM CONTROLE DE VENDAS NA EMPRESA
Um controle de vendas bem elaborado garante a sobrevivência da empresa no mercado e também a otimização e redução de custos. Portanto, é necessário centralizar este processo em uma ferramenta que auxilie na leitura e interpretação destas operações.
Um software de gestão empresarial é uma das ferramentas mais completas que existem no que se refere a controle e gestão de vendas. Participando de todo o processo de venda, registrando e monitoramento estas operações, ele fornece dados precisos que facilitam a leitura e interpretação do desempenho. Com ele, é possível prover agilidade, inovação e simplificação da jornada de compra dos clientes.
Diante disso, um planejamento de controle de vendas passa essencialmente pela gestão do processo em si, e não apenas do resultado financeiro gerado pelas vendas. Assim, entende-se que o controle de vendas ajuda no aprimoramento da gestão da empresa como um todo.
Confira algumas dicas de como aprimorar e melhorar a gestão de suas vendas:
- REGISTRE TODOS OS DADOS DE SUAS VENDAS
Após entendido aonde será a fonte destas informações, sejam elas em um ERP ou outro controle que for considerado ideal, é de suma importância que todas estas informações sejam registradas. Pode parecer trabalhoso, mas cumprindo esta tarefa, no futuro muitas atividades serão simplificadas devido á quantidade de informações presentes nos registros.
Ex: filtrar vendas por período, produto, valor, cliente ou promoção são algumas das facilidades que serão encontradas após o preenchimento destas. Assim é possível saber exatamente quanto determinada ação gerou de retorno para a empresa.
- TENHA UM BOM SISTEMA DE GESTÃO E UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
É a hora de ter com sua empresa uma solução que auxilie na inovação e aplicação de novas metodologias, busque pelo fit certo entre o seu case e a solução desejada.
Cuidar para não adotar soluções genéricas ou softwares brandos é de suma importância, tendo em vista que sua empresa busca por um controle e gestão diferenciados. - REESTABELEÇA UM PLANEJAMENTO COM METAS E OBJETIVOS
Tendo um feedback de como estão as vendas, agora será possível traçar a nova meta plausível de acordo com as possibilidades.
- ACOMPANHE E GERENCIE O TRABALHO DA SUA EQUIPE DE VENDAS
Acompanhe as métricas de vendas e resultados apresentados.
- CONHEÇA SEUS CLIENTES E SUAS PREFERÊNCIAS
Esteja ciente das preferências e tendências de mercado. Ao centralizar as informações, é possível ver quais tipos de produtos geram melhor retorno e volume de vendas.
- OPERE UM CONTROLE DE ESTOQUE
Controle seu estoque de acordo com a necessidade da equipe de vendas. Controlando estas operações, será possível comprar os produtos certos na hora certa e controlar seu estoque com precisão.
- REALIZE UM MAPA DO FLUXO DE VENDAS DA SUA EMPRESA
Tendo identificado o melhor padrão e o que gera mais resultados, elabore um mapa ou fluxograma a ser seguido contendo o detalhamento de cada etapa do processo.
O intuito de um melhor controle de vendas em si não é apenas criar métricas e sim possibilitar uma gestão mais eficiente deste indicador e viabilizar novas oportunidades para a empresa com métricas sólidas e confiáveis.
Ficou alguma dúvida? Precisa de ajuda? Entre em contato com nossa equipe clicando aqui. Será um prazer lhe ajudar!