Conheça estratégias e o melhor sistema de gestão de estoque inteligente
O sucesso de um empreendimento comercial pode estar relacionado com as estratégias adotadas por trás de como administrar uma loja.
Afinal, é a administração que vai guiar os processos diários do negócio. Contudo, muitos erros são cometidos nessa área de gestão por pularem passos essenciais como ter um bom planejamento ou deixarem de lado a questão financeira do empreendimento.
É exatamente por isso que dedicamos esse conteúdo. Para ensinar a como evitar esses erros e aumentar a longevidade dos negócios.
Portanto, quer aprender como administrar uma loja e ter um negócio que se destaque no mercado?
Siga com a gente até o fim do conteúdo e aproveite a leitura!
Como administrar uma loja (Passos importantes)
Embora possa parecer um pouco complicado saber como administrar uma loja, existem alguns passos praticamente obrigatórios que podem ajudar nesse processo.
São dicas básicas para todo e qualquer negócio, independente do nicho de mercado. Ou seja, elas podem ser aplicadas em empresas de todos os portes, estilos e fins.
Se esses passos forem seguidos com eficiência, as chances de uma loja obter bons resultados e vantagem competitiva no mercado são maiores.
Confira a seguir os passos mais importantes que listamos para ajudar o seu negócio.
Planejamento e controle financeiro
O planejamento e controle financeiro é a base de sustentação para que uma loja se estabeleça no mercado. É como se fosse o ponto central no processo de administrar uma loja.
Só para você ter uma ideia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) fizeram um levantamento o qual foi possível ver que 52% dos negócios não possuem reservas financeiras.
Isso faz com que tenham que enfrentar dificuldades financeiras para se manterem ativos no mercado.
Uma forma de combater essa situação é por meio de um planejamento estratégico e uma boa administração financeira.
A ideia com esse planejamento é determinar metas e objetivos a serem alcançados e quais meios serão necessários para isso. Além disso, as funções desse sistema são aumentar as vendas, a reputação da loja, criar gerenciamento de crises, analisar os riscos, entre outras.
Já o controle financeiro consegue estipular maneiras de investimento, cortes de gastos e descontos, por exemplo, para que a empresa possa ter uma longevidade maior.
Esses processos certamente podem evitar que a loja passe por problemas que comprometam a parte financeira do estabelecimento.
Não misturar as finanças pessoais com o dinheiro das vendas
É muito comum que administradores de lojas misturem as finanças pessoais com o dinheiro das vendas totais. Seja para pegar uma quantia de um e passar para outra ou fazer investimentos próprios.
Só que isso é um equívoco e pode colocar em risco a saúde financeira da loja ou do empreendimento.
O ideal é ter as contas bancárias separadas. Isto é, ter cartões específicos para administração da loja e outros pessoais.
Outra dica é contar com ferramentas para fazer os registros gerais das vendas e das finanças próprias, de tal forma que seja possível separá-las.
Aproveite o controle financeiro também para criar reservas de emergência, caso a loja passe por um momento complicado. Assim, é possível evitar investir dinheiro próprio no negócio e misturar as contas.
Todos esses detalhes contribuem para uma organização maior do caixa da loja e com isso vem a estabilidade financeira diante do mercado.
Boa adminstração, colaboradores qualificados e equipe motivada
Outro passo de como administrar uma loja é ter uma boa gestão geral e contar com excelentes profissionais na equipe.
Uma boa administração é capaz de tornar o ambiente de trabalho propício para que os colaboradores se desenvolvam ainda mais ao mesmo tempo que possuem bem-estar.
Isso faz com que fiquem mais motivados e contribuam para que a loja tenha um excelente funcionamento.
De fato, uma equipe motivada busca alcançar mais resultados e tem disposição para ajudar no que for necessário.
Sendo assim, vale a pena investir em uma boa administração e relação com os colaboradores para que se sintam cada vez mais parte e incentivados.
Estudo e análise do público-alvo e da concorrência
Um dos pontos mais importantes em como administrar uma loja é conhecer o público-alvo e quem são os concorrentes.
Vamos por partes.
A estratégia de tentar vender para todos os perfis de pessoas pode ser equivocada, por causa da grande variedade existente. Por isso, é de extrema importância conhecer o público-alvo, isto é, os potenciais clientes.
Ao fazer uma profunda análise de quem é esse cliente ideal, é possível fazer um alinhamento para que a loja fale diretamente com esse perfil e adote mais estratégias como cross selling, entre outras.
Nesse mesmo sentido, é necessário observar a concorrência para estudar os pontos fortes e fracos, comparar processos, identificar possíveis melhorias e tomar decisões mais assertivas.
Outras dicas sobre como administrar uma loja de roupas, calçados, virtual etc
Além dos passos essenciais para administrar uma loja de roupas, calçados ou de qualquer outra origem, existem dicas para ajudar na gestão.
A primeira delas é dar foco ao cliente, já que ele é a base para qualquer negócio. Algumas empresas procuram investir na experiência do usuário e no atendimento ao cliente para isso.
São boas estratégias, porque também ajudam a fidelizar os clientes, isto é, fazer com que eles comprem novamente.
Outra dica é investir em capacitações para que a equipe desenvolva cada vez mais habilidades e se sinta importante.
Estabelecer uma boa gestão de compras também é uma dica que ajuda a criar relacionamentos estratégicos com fornecedores e tornar esse processo eficiente.
Como administrar uma loja evitando erros comuns
Saber exatamente como administrar uma loja de roupas, por exemplo, é essencial para evitar erros comuns.
Esses equívocos envolvem deixar de fazer pesquisa de mercado, não investir em marketing, ignorar os indicadores de desempenho dos processos e outros detalhes.
Por isso, vamos ver agora como evitar esses erros.
Pesquise o mercado e mantenha uma boa relação com fornecedores
É essencial pesquisar o mercado para identificar oportunidades de negócio e reduzir custos desnecessários. Além de que é uma forma de obter informações para tomar melhores decisões.
Agora manter uma boa relação com fornecedores também deve ser prioridade para ter a possibilidade de negociar prazos, descontos e formas de pagamento.
Delegue tarefas sempre que necessário
Estar a frente de uma equipe envolve saber gerenciar as atividades e habilidades de cada colaborador. Nesse sentido, é importante delegar as tarefas quando for preciso.
Parece simples, mas esse ato funciona como um voto de confiança, que pode incentivar ainda mais o colaborador a superar expectativas e entregar um bom resultado.
Vale a pena lembrar que delegar as tarefas de um jeito eficiente é ter em mente as habilidades que o colaborador tem para desenvolvê-la.
Preocupe-se com o marketing digital e com a divulgação da loja
Pouco adianta investir em bons fornecedores para ter produtos de qualidade na loja, se o marketing ficar de lado. Afinal, como será feita a divulgação?
É preciso focar em divulgar todos os produtos e a marca da loja nos meios de comunicação tradicionais e, principalmente, nas redes sociais, que é onde está a atenção das pessoas.
Aqui entra a importância de conhecer o público-alvo como passo essencial que citamos para a administração de uma loja. Isso porque é uma maneira de traçar o perfil que deseja atingir nos meios de comunicação e falar especificamente com ele.
Com essa estratégia, as chances de ter mais conversão e uma comunicação assertiva são maiores.
Atente-se ao controle de estoque
O estoque, basicamente, é a entrada e saída das mercadorias de uma loja ou qualquer outro empreendimento. E por que é necessário ter o controle disso? Simplesmente para tornar esse processo mais otimizado e sem falhas.
Assim, o negócio passa a ter gastos mínimos e retornos mais altos. Isso pode ser ainda mais potencializado se for uma gestão de estoque inteligente.
Esse modelo de gestão é feito com eficiência e visão estratégica de análise de processos para atingir melhores resultados.
Dessa forma, a administração de uma loja consegue vender mais e evitar que produtos sejam desperdiçados, o que aumenta o lucro do negócio.
Atente-se para emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais ajuda a loja a ter mais credibilidade e a passar confiança para os potenciais clientes, visto que esse item representa o registro da compra.
Aliás, é a nota fiscal que garante os direitos básicos do consumidor como a possibilidade de reembolso ou troca.
Invista em tecnologia eficaz para a gestão de estoque, financeira e emissão de notas fiscais
A tecnologia é aliada de praticamente todos os negócios existentes. Então vale a pena investir em uma eficaz para a gestão de estoque, financeira, emissão de notas fiscais e que automatize processos.
Nesse sentido, você pode considerar o sistema integrado de gestão empresarial Okton como uma ótima opção.
Com esse software, é possível ter uma gestão financeira completa junto com a organização, desde o caixa até emissão de notas fiscais.
Sem dúvidas, o sistema da Okton tem tudo o que você precisa para administrar uma loja.
Conheça o sistema integrado de gestão empresarial da Okton e tenha mais resultados com automatização de processos.
Conclusão
Agora você já sabe exatamente como administrar uma loja e o que é preciso ser feito para que ela consiga se estabelecer no mercado.
Além disso, seguir os passos essenciais para uma boa administração é uma forma eficiente de evitar erros comuns.
Leia também sobre o que é balanço financeiro e saiba como ele é uma ferramenta essencial para a gestão de uma empresa.
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