Pós vendas, uma prática que vêm salvando empresas Brasil afora

Se você é empreendedor ou trabalha com vendas, certamente já sabe que o processo de venda em si é cíclico e constante, não há espaço para o abandono ou interrupções no relacionamento com seu cliente. Você tem que estar pronto sempre que ele precisar.
Porém, devido às novas tecnologias seus antigos e novos clientes são diariamente assediados com propagandas e ofertas de seus concorrentes diretos e indiretos e isso nos leva á uma pergunta: como sair na frente e não perder estes preciosos clientes?

A chave para esse processo é o pós vendas.

 O que é pós vendas?

Resumidamente, pós vendas é um conjunto de esforços que uma empresa ou determinado grupo de pessoas fazem para avaliar alguns aspectos da venda em si e do futuro do cliente nessa relação entre empresa e cliente.
Com ele é possível reduzir a quantidade de reclamações e insatisfações, aumentar as chances de recompra, fidelizar clientes, analisar se sua experiência de compra é satisfatória e aumentar o reconhecimento de sua marca além de transformar clientes em promotores de vendas.

Como realizar um pós vendas?

Agora que você já sabe o que é um pós vendas, você deve estar se perguntando como realizar esse processo. Para isso você precisará contar com algumas ferramentas que auxiliarão nesta atividade e uma delas é um sistema de gestão integrado.
Com o sistema de gestão você terá acesso á todos os cadastros de seus clientes, dados das compras, ticket médio e outras informações que auxiliarão no desenvolvimento da melhor estratégia de pós vendas na empresa.

Confira 5 dicas para realizar um pós vendas de sucesso:

  • Conte com seus pontos fortes: são esses que trouxeram seu cliente até a sua loja em primeiro lugar, por isso, mantenha a essência de seu processo de venda em todos os aspectos na relação com seu cliente.
  • Melhore seus pontos fracos: encontre os pontos que precisam de melhorias, é de suma importância que você tenha um feedback de seus clientes para melhorar aquilo que ele vê como uma carência em você.
  • Tenha sede por inovação: é ela que dará ao seu cliente sempre um novo motivo para estar com você mesmo após a venda. Mostre-se solícito á inovar-se pelos seus clientes.
  • Busque sempre estar em sintonia com os dados de seus clientes: eles serão um diferencial incrível para você manter essa relação de pé
  • Busque encontrar onde seu cliente está: redes sociais, locais públicos e até mesmo blogs e outros produtos que seu cliente costuma a usar. Entenda quais canais de informação ele busca, lugares onde ele costuma ir. É de suma importância que sua marca esteja em evidência nesses locais, você certamente será lembrado!

Hora da prática.

Agora que você já sabe tudo sobre como realizar um pós vendas de sucesso é a hora de colocar a mão na massa. Esse certamente será o diferencial entre você e seus concorrentes e a cada dia vem se provando uma prática eficaz e necessária.

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